Dólar alcança R$ 5,52 após comentários de Lula sobre gastos públicos
O dólar comercial alcançou R$ 5,521 nesta quarta-feira, 26, refletindo um aumento de 1,13% em resposta às recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a política fiscal do governo e o equilíbrio entre cortes de gastos e aumento da arrecadação.
Reações do mercado às falas do presidente
Durante uma entrevista ao UOL, Lula discutiu a necessidade de avaliar o corte de gastos públicos versus aumentar a arrecadação para equilibrar as finanças do país. “O problema não é que tem que cortar. Problema é saber se precisa efetivamente cortar ou se precisa aumentar a arrecadação”, explicou o presidente, acrescentando que esse processo está sendo conduzido sem sucumbir ao “nervosismo do mercado”.
Impacto da prévia da inflação e movimentos internacionais
Além das declarações de Lula, a valorização do dólar foi influenciada pela análise dos novos dados da prévia da inflação de junho. O IPCA-15 mostrou uma desaceleração para 0,39%, segundo dados do IBGE. Internacionalmente, as declarações da diretora do Federal Reserve e a baixa histórica do iene japonês também impactaram o mercado cambial.