Sheila Lemos admite deixar prefeitura para ser vice de ACM Neto
A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), afirmou publicamente, pela primeira vez, que considera a possibilidade de deixar o cargo para integrar a chapa majoritária da oposição na disputa pelo governo da Bahia em 2026.
A declaração foi dada nesta quarta-feira (18), em entrevista ao jornalista Daniel Silva. Questionada sobre a hipótese de compor como vice na candidatura encabeçada por ACM Neto (União Brasil), a gestora sinalizou abertura para o cenário.
“Eu me reelegi com quase 60% dos votos, no primeiro turno, para cumprir quatro anos de mandato. Mas para ajudar a Bahia a se libertar do PT, eu estou preparada para qualquer missão”, afirmou.
Prazo legal
Caso decida disputar o pleito como vice-governadora, Sheila Lemos precisará deixar o cargo até o início de abril, seis meses antes da eleição, marcada para 4 de outubro, conforme determina a legislação eleitoral.
A manifestação representa uma mudança de postura pública. Até então, a prefeita evitava comentar diretamente a possibilidade de deixar a administração municipal antes do fim do mandato.
Peso político
Reeleita com quase 60% dos votos após decisão favorável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sheila comanda o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana — fator considerado estratégico dentro do grupo oposicionista.
Com a declaração, a possibilidade de sua presença na chapa deixa o campo das especulações e passa a integrar oficialmente o debate político para 2026.
